sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O QUE É CONSCIÊNCIA SOCIAL?

O QUE É CONSCIÊNCIA SOCIAL?
             Alguns valores podem ser percebidos e postos em prática, mesmo sem uma definição que circunscreva seus limites e sentido. Podem também existir latentes, de forma inconsciente, e vir à tona quando a oportunidade se apresenta. Esse é o caso, a meu ver, de algo que alguns chamam de 'consciência social', embora se fale muito a seu respeito como algo relativamente recente e praticado de forma ativa e deliberada.
            Qualquer definição é limitada e até certo ponto imprecisa  por buscar exprimir em palavras, sob um ponto de vista subjetivo, a essência de algo, caracterizando-o e diferenciando-o de todo o resto. Assim mesmo, tentemos fazê-lo. Consciência social está relacionado à percepção do conjunto social e de tudo o que possa afetá-lo, e a outros valores como solidariedade, responsabilidade, cooperação, sentimento de pertencimento, capacidade de reflexão e cognição da realidade. 
            A partir do desenvolvimento da capacidade de nos percebermos e enxergarmos no mundo, nos damos conta mais e mais do coletivo e de nossa interação com este e com cada próximo.  "Nenhum homem é uma ilha", dizia o poeta inglês John Donne no século XVI, seguindo os passos de Aristóteles que estabeleceu no séc. IV a.c. que o homem é, por natureza, um ser político (no sentido da 'polis', ou seja: social). A partir do nosso núcleo básico que é o familiar, desenvolvemos outras 'famílias', filiações e empatias. Quando conseguimos nos compreender e ver como partes atuantes em um contexto muito mais amplo, o conjunto dos seres humanos em suas múltiplas interações e, em última análise, o conjunto dos seres vivos e o próprio universo natural, teremos desenvolvido nossa consciência social e percepção planetária.
            Vale dizer com isso, na prática, que desenvolver a capacidade de enxergar o próximo e o todo, com suas peculiaridades e especificidades, e a vontade de participar de maneira ativa para ajudar na compreensão de problemas e busca de soluções para todos é o caminho para o desenvolvimento da consciência social que todos temos em maior ou menor escala.
Flávio B.Prieto
 
 

2 comentários:

COMO RODRIGO MAIA, PAULO GUEDES E A GLOBO ESTÃO TE ENGANANDO SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO

AQUI ESTÃO AS 7 PRINCIPAIS MENTIRAS QUE TE CONTAM SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO (com dados confiáveis que destroem essas mentiras) MENTIRA...