sábado, 27 de julho de 2013

DEMOCRACIA DIRETA JÁ EXISTE

NÃO É PRECISO REINVENTAR A RODA

QUEM RECLAMA DE FALTA DE DEMOCRACIA
TEM QUE ASSUMIR O ÔNUS DE
PARTICIPAR TAMBÉM.

2 comentários:

  1. Sobre a récem edulcorada democracia direta, o artigo do prof. Wanderley G. dos Santos me "redespertou" a curiosidade sobre o assunto (na academia, até escrevi umas coisas do assunto).
    Há um livro em português chamado "O nascimento da democracia ateniense", do historiador Chester G. Starr, que estou relendo, sob a ótica dos recentes acontecimentos.
    Há ainda, um comentário do jornalista Leandro Fortes mais ou menos assim: é falácia a história do voto obrigatório. Restaria então, a obrigação do comparecimento a zona eleitoral. Mas é tão fácil se justificar e, mesmo sem se justificar, a multa posterior é tão ínfima, que isso não pode ser considerado uma pauta política importante.
    No pano de fundo das manifestações, não enxergo esse anseio popular em participar das decisões do país. Esse enfoque surgiu na reação da Dilma, quando propôs a Assembleia Constituinte exclusiva para tratar da reforma política.
    A única coisa que eu percebo nas manifestações, noves fora o auê de um bom punhado de celerados e das maria-vai-com-as-outras de sempre, é o golpismo, o antipetismo, o ressentimento das elites contra o projeto de governo que, apesar de salvaguardar seus ganhos e posses, procura distribuir um pouco também aos miseráveis, que nunca tiveram voz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Marco. Também vejo assim. É um modo indisfarçável de tentar fazer um terceiro turno atrasado de 2010, ou um primeiro turno antecipado de 2014. Parece aquela troca de passes entre a imprensa e o Congresso anti-janguista - a mídia de então levantava a bola (denúncias) e parlamentares de direita, alguns dos quais comprados, faziam os pontos, ou seja, repercutiam as denúncias em longos e inflamados discursos que depois eram publicados nos mesmos meios de comunicação. Agora funciona assim: a mídia insufla parte da população insatisfeita com o resultado eleitoral de 2010 e que têm demandas de classe, direita e esquerda emergente aproveitam esse clima político para realizar manifestações, depois incensadas por essa mesma mídia. Trabalho de equipe ...

      Excluir

COMO RODRIGO MAIA, PAULO GUEDES E A GLOBO ESTÃO TE ENGANANDO SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO

AQUI ESTÃO AS 7 PRINCIPAIS MENTIRAS QUE TE CONTAM SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO (com dados confiáveis que destroem essas mentiras) MENTIRA...