quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CONVITE À NÃO-VIOLÊNCIA



Não há nada que impeça um político ou alguém ligado a algum partido de ser proprietário de um domínio ou domínios da Internet. Isso é, inclusive, muito comum. No entanto, quando um domínio de Internet vira plataforma de ataques a qualquer pessoa ou grupo, mesmo que seja contra outros representantes políticos, com incitação à violência, isso é crime. Foi isso que aconteceu, a meu ver, no dia 02/10/13, no site que aparece na imagem acima. Um militante do partido de Plínio (PSOL), postou uma matéria dizendo de forma bem taxativa que, a seu ver, a resposta correta à violência é mais, e não menos violência. Também estimula no texto a que militantes e simpatizantes da causa persigam políticos de outras agremiações. Que ele acredite nisso é um problema particular, pessoal - mas a incitação pública à violência é um delito tipificado em nosso Código Penal no art. 286. Quem aposta na escalada da violência comete, a meu ver, um grande erro. Denunciar alguma violência cometendo novas violências ou provocando os que supostamente teriam cometido algum ato violento ou ilegal não resolve nada, pois cria um ciclo vicioso, além de não ser legítimo.

Regredir aos séculos e períodos das trevas em que cidadãos que se julgavam mais justos tomavam a lei em suas mãos pretendendo, assim, justiçar alguém ou a sociedade, é voltar atrás, negando séculos de luta civilizatória. Repudiar de plano a via política também. Talvez você seja aquele político ideal que você gostaria que existisse: ajude a aperfeiçoar o sistema, candidate-se e dê o bom exemplo, filie-se a algum partido e participe das reuniões, tente interagir com outros grupos da sociedade e inteirar-se de seus problemas. E siga as leis, respeite a cidadania. Se perceber desvios, denuncie de maneira cidadã e pacífica *. Violência é sempre um pretexto e uma aposta perdedora. Para todos.

F. Prieto-RJ

(*) Foi o que fiz, no caso exposto. Vamos ver se o MP-RJ dará a devida resposta. Gandhi, pai da não violência, mudou a situação da Índia, que era uma mera colônia do império britânico, sem disparar tiros e sem quebradeira.

2 comentários:

  1. O serviço de inteligencia da PF, PM deveriam prender os inresponsaveis, por tamanha besteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Martins. Partidos institucionalizados e sua militância direta não deveriam agir de maneira subterrânea, nem usar métodos políticos ilegais.

      Excluir

COMO RODRIGO MAIA, PAULO GUEDES E A GLOBO ESTÃO TE ENGANANDO SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO

AQUI ESTÃO AS 7 PRINCIPAIS MENTIRAS QUE TE CONTAM SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO (com dados confiáveis que destroem essas mentiras) MENTIRA...