quinta-feira, 1 de março de 2012

Generais de Pijama

Há quem diga ter saudades dos militares. Há quem tenha saudades da tortura e desaparecimentos políticos praticados contra pessoas que desconheciam, mas que certamente deviam ser muito más, haja vista o que ocorreu com elas ... Há quem veja com nostalgia o longo período da imprensa amordaçada, livros e discos proibidos, filmes e peças censurados, pessoas presas sem ordem judicial. Tem gente que gostaria que os militares ainda mandassem como mandavam antes, espalhados em todos os postos da administração, sem ter que prestar contas de nada à sociedade. "A revolução cria sua própria legitimidade", uma das frases forjadas pelos ideólogos a soldo daquele regime, demonstra bem quem dava as cartas, quem dava as ordens. Há quem sinta saudades disso tudo e sinta incômodo em apurar a verdade sobre os mortos e desaparecidos.

"Miles de muertos sin sepultura deambulan por la pampa argentina. Son los desaparecidos de la última dictadura militar" (Eduardo Galeano) ... y por acá también tenemos nuestros própios muertos!

Quem tem medo da verdade? Quem é a favor da mentira, lógico! Quem é contra a Comissão da Verdade é a favor da dissimulação, do encobrimento, da falsidade. Constróem a memória dos que sujaram a farda e tentam apagar a dos que lutavam contra um regime imposto. Já era de se esperar, mas que é injustificável, isso é. E ainda se dizem 'éticos' e 'patriotas' ... mesmo quando defendem crápulas que torturavam, além de praticar estupros e mortes. Muitos, inclusive, atacavam o patrimônio dos encarcerados. Isso é ético? Verdade neles! Alguns já foram julgados e condenados na Argentina, Uruguai e Chile, resta fazer o mesmo por aqui.

* Obs.: Como se sabe que nenhuma ofensa ao Direito pode ser excluída da apreciação do Judiciário, dá para imaginar o porquê de alguns militares se oporem a uma Comissão da Verdade que não tem poder de punir. Quando alguém se encontrava no 'pau-de-arara', instrumento típico de tortura do período militar, o torturado ouvia a seguinte frase irônica: "O mundo virou de cabeça pra baixo" ... -  pois agora está endireitando, graças a Deus!

2 comentários:

  1. Uma coisa são crimes de pessoas, que foram cometidos pela esquerda durante a ditadura. Outra é um aparelho de estado oprimir e massacrar qualquer um que se suspeitasse ser contra o regime. É necessário descobrir o que aconteceu com os que morreram e quem foram os responsáveis. Depois pensamos em punições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente de acordo. O Estado e o regime não foram - e nem poderiam ter sido - anistiados.

      Excluir

COMO RODRIGO MAIA, PAULO GUEDES E A GLOBO ESTÃO TE ENGANANDO SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO

AQUI ESTÃO AS 7 PRINCIPAIS MENTIRAS QUE TE CONTAM SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO (com dados confiáveis que destroem essas mentiras) MENTIRA...