segunda-feira, 16 de abril de 2012

TORTURA NO BRASIL - A DITADURA CIVIL-MILITAR DE 64


Incluo aqui na página (na parte inferior desta postagem) os links de um vídeo que encontrei por acaso em um site da internet, quando pesquisava, por ocasião da elaboração de minha tese de mestrado, o que ocorreu com as pessoas que participaram da luta armada no Brasil.

Ao deparar-me com o vídeo, um pequeno documentário americano chamado:“Brazil, a report on torture”, de 1971, dos americanos Haskel Wexler e Saul Landau, pude por primeira vez ver os rostos de alguns dos militantes mencionados em diversas obras fílmicas e literárias, os quais, até então, assumiam uma aura quase mítica para mim. Várias das pessoas que aparecem no vídeo, filmado no Chile de Allende, já morreram - muitas delas, assassinadas pela repressão após regressarem ao Brasil ainda sob ditadura. Outras, vítimas de tortura, como Frei Tito de Alencar e Maria Auxiliadora Lara Barcelos, se suicidaram no exílio, na Europa. No filme, provavelmente jamais exibido em redes de televisão aberta no Brasil, militantes de esquerda falam - enquanto aguardam no exílio, no Chile pré-Pinochet, o momento para retornarem à pátria - sobre suas motivações e contam como foram detidos e torturados por agentes da repressão espalhados em diversos órgãos (DOPS, DOI, CENIMAR e outros), além de  lembrarem os companheiros que sofreram martírios inimagináveis. Alguns, como Tito e Lara, jamais voltariam ...

Links para assistir online:

http://www.youtube.com/watch?v=0JmjX4tL-18
http://www.youtube.com/watch?v=KScjYeQO_Rw

(Obs.: Os trechos acima totalizam 28 mins. de rodagem, faltam alguns minutos). Há outros links no próprio Youtube, mas também se pode baixar o vídeo completo no link a seguir:

http://baixandonafaixa.blogspot.com.br/2010/04/documentario-brazil-report-on-torture.html



Link para assistir à excelente entrevista com os realizadores para a Linktv, dada quase 40 anos após a rodagem do filme:

http://www.linktv.org/programs/brazil-a-report-on-torture


Boa sessão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO RODRIGO MAIA, PAULO GUEDES E A GLOBO ESTÃO TE ENGANANDO SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO

AQUI ESTÃO AS 7 PRINCIPAIS MENTIRAS QUE TE CONTAM SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO (com dados confiáveis que destroem essas mentiras) MENTIRA...