quinta-feira, 7 de maio de 2015

ACEITA QUE DÓI MENOS III

SÍNDROME DO MAU PERDEDOR
“Strive to be humble in victory and gracious in defeat” -  R. 'Boots' Williams
 (Tradução: “Esforcem-se para ser humildes na vitória e elegantes na derrota”)

Eleições não são Fla-Flu, alguém já disse, mas há pessoas que não conseguem aceitar derrotas eleitorais e tentam impor um eterno terceiro turno, além de buscarem reverter o resultado das urnas em algum tipo de ‘tapetão’ ou por outras vias transversas. Esse parece ser o caso do candidato do PSDB derrotado Aécio Neves e de seus apoiadores nos grandes meios e redes sociais, ao dizerem primeiramente que se deveria contestar os resultados eleitorais no TSE, para, logo a seguir, começarem com o esdrúxulo movimento de impeachment sem causa determinada ou fundamentação jurídica plausível.

Mas a coisa não para por aí: após verem que suas teses e propostas seriam rejeitadas pelo Judiciário e pelo MPF, passaram a publicar todo e qualquer resultado de votações no Congresso cujo resultado fosse contrário ao desejado pelo governo como ‘derrota de Dilma’ ou ‘derrota do governo’ – sem que, no entanto, publicassem as votações do agrado do governo e de Dilma como vitórias suas. Ressalte-se que muitas das propaladas ‘derrotas do governo’ representam, na realidade, derrotas do conjunto da classe trabalhadora (vide PL4330 que amplia as terceirizações), ou derrotas para todo o país (vide a recusa de fazer constar aviso sobre ingredientes transgênicos em alimentos que os contenham).

Choro de perdedores é uma coisa, infantilidade política e retardamento da mídia é outra. Sim, a mídia que apoiou em peso o candidato tucano e passou a estimular protestos e panelaços contra Dilma perdeu e também se nega a aceitar o resultado das urnas, seguindo a atitude atabalhoada e tresloucada de seu candidato. Ao ver que nem isso surtia efeito, apela agora para o ‘perdedorismo’. Quem perde credibilidade e oportunidades de propor debates políticos mais sérios é ela - e o país como um todo. Ninguém merece um candidato e uma imprensa desse tipo ...


Flávio B.Prieto da Silva
(pesquisa de imagem: A. Lopes)

p.s. Robert 'Boots' Williams foi um técnico norte-americano de hóquei. Abaixo, foto de uma homenagem a ele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSANDO O BRASIL DEMOCRÁTICO - MESA DE DEBATES

Divulguem e compareçam! Vai ser legal!!!