terça-feira, 25 de abril de 2017

SÓ JESUS SALVA: GREVE JÁ!

"CRIME AMBIENTAL"

Ontem à noite fui detido por duas horas, após pichar dizeres em um muro já totalmente pichado. Os dizeres mediam aproximadamente 20 cm X 60 cm e propunham: GREVE JÁ. Ao mesmo tempo em que os zelosos guardas municipais da Lapa/RJ me detinham e apreendiam duas latas de spray (valor: 16 reais cada), dois rapazes faziam uma pichação evangélica na mesma parede, sem ser incomodados. A pichação evangélica é tolerada, a política e cidadã não? Ambas são um tipo de manifestação pacífica considerada como uma infração menor, não havendo sequer tipificação penal adequada (me enquadraram em ‘crime ambiental’, vejam vocês!). Não posso reclamar de violenta coação, pois não reagi tampouco, e nem de maltrato na delegacia, afora ter que esperar uma hora e meia, aproximadamente, para depor. Antes disso veio o lanche noturno dos zelosos servidores e servidoras da repartição policial. O termo circunstanciado que me pediram para assinar dizia que eu me comprometia a comparecer em junho a um juizado especial criminal, para uma audiência e definição de penalidade. Só reclamo da seletividade. O problema não era, pelo visto, a pichação em si – classificada de maneira quase cínica ou irônica como uma forma de infração ou crime ambiental – mas a seletividade. Esperei sair do local para observar aos guardas que havia outros rapazes pichando no mesmo local e hora. Tentaram negar, dizendo que eles estariam ‘pintando a parede’. Depois disseram que eles haviam parado – o que é mentira, pois seguiram fazendo tranquilamente o que já faziam antes da minha chegada – e por fim admitiram que era a minha palavra contra a deles. A mensagem está lá (passei depois só para confirmar):
- Só Jesus Salva!
E a minha também:
- Greve já!
Logo mais vou lá na Rua da Lapa comprar mais spray e fotografar a tal parede. E seguirei o sábio conselho de alguém que sabe do que fala:
- Da próxima vez, não deixe ser pego.

(P.S. Todos, inclusive eu, juram que apenas estão cumprindo seu dever! Caxias e o Almirante Barroso ficariam orgulhosos de nós!)
Flávio B. Prieto da Silva
"Pichação evangélica"
"Pichação cidadã"
Crime ambiental de fato: Comlurb poda árvore verdejante até o tronco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO RODRIGO MAIA, PAULO GUEDES E A GLOBO ESTÃO TE ENGANANDO SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO

AQUI ESTÃO AS 7 PRINCIPAIS MENTIRAS QUE TE CONTAM SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO (com dados confiáveis que destroem essas mentiras) MENTIRA...